TERRITÓRIO


População Total: 20.241 habitantes
Área intervenção: 927 km2

Este território integra as Freguesias de Aldeia de São Francisco de Assis, Barco, Casegas, Cortes do Meio, Coutada, Erada, Ourondo, Paul, Peso, São Jorge da Beira, Sobral de São Miguel e Unhais da Serra, do Concelho da Covilhã; da Barroca, Bogas de Baixo, Bogas de Cima, Janeiro de Cima, Lavacolhos e Silvares, do Concelho do Fundão; e de Almaceda, Louriçal do Campo, Juncal do Campo, Santo André das Tojeiras, São Vicente da Beira, Sarzedas e Sobral do Campo, do Concelho de Castelo Branco.


Caracteriza-se por ser uma zona desfavorecida de interior, com um espaço de montanha a norte e de Pinhal a sul, onde se situa o Couto Mineiro das Minas da Panasqueira.

No que diz respeito aos recursos naturais e património/culturais, está delimitado pelo importante conjunto de serras da Cordilheira Central onde avultam a Serra da Estrela a Norte, a Serra da Gardunha e Campo Albicastrense a Sudeste, a Serra do Açor e a Serra de Alvéolos e Muradal a Oeste e o Campo Albicastrense a Sul. É uma das regiões mais ricas do ponto de vista paisagístico e ambiental. Destaca-se a existência, no território, de 3 zonas protegidas: Parque Natural da Serra da Estrela; Sítio da Gardunha e a Paisagem Protegida do Açor.

Em termos geomorfológicos não existem grandes diferenças entre os três concelhos. Ao longo do rio Zêzere, Ocreza e seus afluentes, observam-se terraços fluviais com minerais, cuja importância na economia dos povos indígenas, e posteriormente, dos romanos, poderá ter tido alguma relevância. Trata-se de uma área muito montanhosa, profundamente recortada por ribeiras e ribeiros, que, correm em vales encaixados, onde a água vai brotando mesmo em épocas estivais.

O território possui um conjunto relevante de vestígios patrimoniais, nomeadamente nos traçados dos aglomerados populacionais, como são exemplo os elementos de revestimento dos edifícios (o xisto e gogos), as árvores centenárias, socalcos, trilhos, caminhos e estradas milenares, conferindo a estas aldeias e às suas gentes uma identidade particular, com um património rural muito rico e com fortes potencialidades para a atracção turística.

Território Estrela-Sul

Um Território com Identidade