A ADERES – Associação de Desenvolvimento Rural Estrela-Sul, foi fundada em 03/10/1994 com o objectivo de definir e implementar acções e projectos de desenvolvimento integrado na sua área social que é a vertente sul da Serra da Estrela. São ainda seus objectivos a renovação do tecido social e a melhoria das condições económicas, sociais e culturais das populações do território de influência.
 
 
A ADERES foi a instituição gestora da subvenção global Leader II e Leader + para o território Estrela-Sul e está neste momento a implemetar a ELD no âmbito do Subprograma 3 do PRODER.
 

Tem preparado vários projectos no âmbito dos diferentes programas do QCA II e III (FEOGA, PAMAF, POEFDS, AGRIS, AGROS, Leonardo da Vinci, Ciência Viva, ...). Tem implementado acções e programas de integração de jovens na vida activa através dos programas Agir e Estágios Profissionais. Apoia, com informações, todos os promotores e associados sedeados no território. Desenvolve projectos de cooperação transnacional, nomeadamente com os territórios da Sierra de Gata em Espanha. Participou no estudo e caracterização das zonas homogéneas da Beira Interior em especial nas zonas do Pinhal e da Serra da Estrela (trabalho encomendado pela DRABI). Participou no levantamento dos produtos tradicionais da Beira Interior (trabalho encomendado pela CCRC). Tem quadros técnicos a trabalhar no terreno. Tem serviços administrativos com funcionários, equipamentos informáticos e programas de contabilidade que nos permitem responder com qualidade e eficiência à contabilidade dos serviços internos e projectos em execução. Tem técnicos avençados em várias áreas e serviços. Coopera e colabora estreitamente com as IPSS do território e serviços locais e regionais da Segurança Social.